Final de ano.
Meus pais sempre levava eu e os meus irmãos para escolhermos os nossos presentes. Vai, Rodrigo, escolhe o que você quer! Sabrina, escolhe o seu e Alessandro, não demore, meu filho!
Meu pai não me chamava de ‘meu filho’. Eu era Rodrigo, somente Rodrigo. Até a minha mãe evitava falar em público ‘meu filho, vem aqui, para com isso!’, era ‘Rodrigo, anda direito!’ ‘Não coloque a mão na cintura!’ ‘ E para de enrolar este cabelo! Mas que coisa, menino!’
Meus parentes também estavam na loja.
Minhas tias, meus tios e os meus primos. Eu fui direto escolher uma boneca. Minha irmã escolheu diretamente um carrinho. Ela gostava de brincar com os meus carrinhos comigo, e eu gostava de brincar com as bonecas dela com ela. Brincávamos juntos.
Todos riram do meu pai.
E de mim, claro.
Aí, o Roberto! O seu cabra macho é uma lassie! Disse um dos meus tios ao meu pai. Meus primos riam sem parar. Fiquei triste e me senti em falta com o meu pai. Por que tudo que eu fazia machucava ele?

Eu sempre fui educado, bem comportado na escola, gentil, mas nada do que eu fazia parecia dar certo. Eu sempre falhava, o envergonhava, desapontava. Você é o culpado do sofrimento do seu pai! Tá vendo o quê você fez ele passar mais uma vez? Por que você não é como o seu irmão, normal? Tem que ficar imitando uma mulherzinha? Você está de castigo por uma semana!
Mas e o Natal, mãe? E os presentes?
Você não vai comemorar o Natal com a gente. Vai ficar no quarto, pensando no que você tem feito com o seu pai. Ele não merece! Trabalha como um condenado, e você só traz desgosto!

Naquele ano eu não vi ninguém na sala de estar conversando, brincando, comendo peru, bebendo vinho e trocando presentes. Só escutava as risadas, as gargalhadas de alegria do meu pai, dos meus irmãos, dos meus primos, das minhas tias e tios. Até vovó estava rindo.
Eu estava olhando para a sombra. A luz do luar refletia no meu quarto formando uma penumbra.
Era Natal. O nascimento de Jesus causava a minha morte.

 

Trecho do meu primeiro romance, ‘A Visita – Memórias, confissões e segredos’ disponível para download aqui > https://www.amazon.com.br/dp/B01M18UG2P.

 

